Vinte e nove aves silvestres foram resgatadas por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no último sábado (30), na região do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. De acordo com informações da PRF, as aves da fauna brasileira eram mantidas ilegalmente em cativeiro.
“Os animais eram mantidos em cativeiro, em residências localizadas às margens da BR-242, trecho de Itaberaba. A ação foi registrada quando os PRFs fiscalizavam o trecho e, primeiramente, visualizaram três gaiolas contendo dois papa-capins e um tico-tico”, aponta a nota do site oficial da PRF.
“Pouco tempo depois, a equipe verificou em uma segunda residência mais 29 gaiolas, com três periquitos da caatinga, dois cardeais, três azulões, 12 papa-capins, três coleirinhos e três canários da terra”, completa a nota da PRF.
Ainda segundo os dados, “os dois homens responsáveis pelas aves não possuíam autorização do órgão ambiental para criação e, por este motivo, responderão por crime ambiental, previsto no artigo 46 na Lei 9.605/98”. Jornal da Chapada com dados da PRF.