Durante a pandemia muita gente passou a refletir sobre a vida em um motorhome. Afinal de contas, é uma alternativa para quem trabalha em home office e quer manter o distanciamento social. Por que não viajar por aí dentro de sua casa? O casal paulista, Lucas e Maíra, começou a viajar pelo Brasil a bordo de veículo adaptado com barraca de teto, geladeira automotiva e equipamentos necessários para a empreitada e visitou a a região da Chapada Diamantina.
Por conta dos protocolos de segurança sanitária, o casal “encontrou pelos estados que passaram algumas cidades totalmente interditadas, o que demandou pequenas mudanças de curso. Na região da Chapada Diamantina, por exemplo, havia somente um município que estava apto a nos receber com segurança. Houve medição de temperatura e os agentes de saúde locais perguntavam sobre nossa possível permanência. Notamos um tom muito mais informativo e de preocupação do município do que investigativo sobre nossa rota”.
“Há cinco anos atrás fizemos nossas primeiras andanças por ali. Na época, fomos do Vale do Capão a Lençóis, de Andaraí a Ibicoara, mas Mucugê foi nosso destino dessa vez, alternativa certa em tempos de pandemia. Fizemos o que talvez tenha faltado na última visita, saboreamos com mais tempo uma só cidade. Conhecemos o mercado, o açougueiro, o dono de restaurante, os viajantes no camping, descansamos e cuidamos do carro. O destino que tínhamos guardado no coração ganhou novos bons capítulos, e olha que ainda ficou espaço para realizarmos o sonho antigo da travessia do Vale do Pati”, aponta o casal.
Algumas trilhas no Parque Nacional da Chapada estão com acessos livres ao turismo, seguindo os protocolos sanitários exigidos pelo Ministério da Saúde. O Vale do Pati não está aberto à visitação por decisão da comunidade em preocupação com a contaminação local por covid-19. Em junho e julho, foram três expedições curtas pelo Sudeste, quando os paulistas aproveitaram para testar o novo estilo de vida e, obviamente, o carro. Mas foi a partir de agosto que a viagem começou para valer. Leia mais aqui… Jornal da Chapada com informações da Folha.