Uma comédia de autoficção constrói a narrativa do espetáculo ‘Questão de Falha’, que será transmitido ao vivo pelo zoom, nos dias 19 e 20 de fevereiro, às 21h30, para o público baiano pelo Catálogo Brasileiro de Teatro, com ingressos gratuitos disponibilizados pelo Sympla (veja aqui). Em cena, o ator Otávio Müller exibe, direto de casa, o processo de desconstrução do machismo e uma autoanálise divertida das suas ações dentro da sociedade patriarcal.
Assinado por Daniel Belmonte e Fabrício Branco, a montagem tem direção de Gabriel Fontes Paiva. A plateia virtual também assume o protagonismo em ‘Questão de Falha’. Como forma de exibir o processo de gestação da obra, o público participa ativamente do processo de criação do espetáculo. Na mesma sala virtual, onde estarão ator e equipe de criação, nos momentos em que a câmera estiver ligada, a plateia terá a possibilidade de interferir, opinando e fazendo sugestões, e até atuando.
Ritual
Quem gosta de refletir sobre o tempo, memória e ancestralidade, pode assistir no dia 21 de fevereiro, às 20h, o trabalho cênico desenvolvido por Nando Zâmbia, com direção de Fábio Vidal e texto de Daniel Arcades, GBAGBE. Com exibição única, o espetáculo traça uma ligação com o ritual da “Árvore do Esquecimento”, feito por séculos pelos colonizadores para que homens e mulheres fossem escravizados, antes de serem retirados de África.
A montagem traz à cena questionamentos sobre a vida cotidiana. A história do “Ritual da Árvore do Esquecimento”, Nando Zâmbia lembra que as temáticas abordadas são fruto de dezoito anos de pesquisa e coloca em cena as inquietações de cada um dos artistas que formam o grupo.
Projeto
Os dois espetáculos fazem parte do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro, idealizado pela Fred Soares Produções desde 2000, reconhecido como um dos maiores projetos de circulação e difusão nas artes cênicas, que reúne artistas e grupos de diversas regiões do país: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, além de Salvador e cidades do interior da Bahia.
O Catálogo Brasileiro de Teatro conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. As informações são de assessoria.
Ficha técnica
Questão de Falha
Direção – Gabriel Fontes Paiva.
Texto – Daniel Belmonte e Fabrício Branco.
Atuação – Otávio Muller.
Direção técnica, Luz e Edição de vídeo – André Prado.
Gênero – Comédia de autoficção baseada nas experiências do ator Otávio Muller sobre o tema
GbaGbe
Ator – Nando Zâmbia
Direção – Fábio Vidal
Texto – Daniel Arcades
Figurino/maquiagem/cenário – Tina Melo
Direção musical – Jarbas Bittencourt
Preparação vocal – Joana Boccanera
Técnico de luz e som – Dominique Faislon
Foto de divulgação – Adeloyá Magnoni
Serviço
O quê: Questão de Falha
Quando: 19 e 20 de fevereiro
Horário da estreia: 21h30
Exibição e Ingressos: Sympla
O quê: Gbagbe
Quando: 21 de fevereiro
Horário da estreia: 20h
Exibição e Ingressos: Sympla