A Secretaria de Saúde do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, começou nesta quarta-feira (17) a imunização com a segunda dose da vacina contra a covid-19, respeitando os grupos prioritários do plano de vacinação, realizado através da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP).
A segunda dose da vacina CoronaVac será aplicada nos profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, e nos idosos que moram em lares de longa permanência. Os profissionais da saúde que atuam na linha de frente serão vacinados, desta vez, por drive-thru, instalado no Ginásio de Esportes, localizado na Praça Costa e Silva, a partir das 14h até as 19h.
De acordo com a assessoria da prefeitura, os idosos institucionalizados, que moram em lares de longa permanência, serão vacinados nas próprias unidades. A partir da quinta-feira (18), o drive-thru passa a funcionar das 8h às 19h, até que as doses da última remessa recebida na última segunda (15) sejam finalizadas. Dessa vez, Itaberaba recebeu mais 599 doses do imunizante, somando agora 2.548 vacinas recebidas.
O número total de imunizados no plano de vacinação chega a 1.952 pessoas com a primeira dose da vacina contra coronavírus. O município não contabilizou novos casos confirmados da doença infectocontagiosa nas últimas 24h e o número de pessoas curadas soma 3.592 casos. São 297 pessoas ativas com o vírus identificadas no boletim oficial epidemiológico divulgado hoje, com dados consolidados na terça-feira (16) às 17 horas.
O número de acumulados confirmados, desde o início da pandemia por covid-19, é 3.951. Dos monitorados, o boletim identifica 624 casos e enquadrados como suspeitos somam 327 pessoas. O número de óbitos permanece em 62 e o município já realizou mais de 13 mil testes pra detectar o vírus nos pacientes. Na zona urbana, o ‘Centro’ continua com o maior número de contaminados, somando 48 casos, ‘São João’ tem 41 e ‘Pé no Monte’ 22 casos. Na zona rural, ‘Ipueira’, segue com seis casos, ‘Rio Tupim’ tem três pessoas contaminadas e ‘Salinas’, ‘Cajás’, ‘Travessão’ e ‘Tombador’, contabilizam um casos em cada localidade.
Da taxa de ocupação, 85% representa a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com 17 leitos ocupados e dos 20 leitos clínicos, cinco estão ocupados com a taxa de 25% de ocupação. A prefeitura salienta a importância da população continuar com medidas protetivas no combate ao coronavírus. Higienizar sempre as mãos, manter o distanciamento social e usar máscara são ações fundamentais para evitar o contágio de covid-19.
Jornal da Chapada