A partir desta sexta-feira (19), Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, iniciará o ‘toque de recolher’ para obedecer o decreto estadual publicado no diário oficial nesta quinta-feira (18), que estabelece para os municípios baianos, durante sete dias, o esvaziamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais e a movimentação de transportes públicos das 22h às 5h. “Estamos vivendo um momento crítico da pandemia em todo mundo com o aumento diário do número de casos e óbitos pela covid-19”, justifica a prefeitura em nota.
E a gestão municipal de Itaberaba, liderada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), informou que a segunda dose da vacina começou a ser aplicada a partir desta quinta-feira (18), no Ginásio de Esportes, por drive-thru, das 8h às 19h, atendendo aos protocolos de segurança e orientação dos fabricantes da vacina e “por conta do prazo estabelecido. Somente a partir de hoje, os primeiros profissionais de saúde imunizados, completarão o intervalo estipulado entre as doses de imunização”.
O município identificou no boletim epidemiológico desta quinta mais quatro novos casos de covid em 24 horas e 280 pessoas se recuperam da doença infectocontagiosa. Desde o início da pandemia por coronavírus, 3.613 pacientes já foram curados da infecção e 3.955 foram confirmados com o vírus. O número de óbitos permanece em 62, são 598 pessoas monitoradas e 318 enquadradas como suspeitas, aguardando resultado de exames.
Mais de 13 mil testes já foram realizados e no mapeamento por localidade, o quadro pandêmico de Itaberaba identifica na zona urbana que o ‘Centro’ apresenta 46 contaminados com coronavírus e ‘São João’ com 39 casos. Já na zona rural, ‘Ipueira’ continua com seis casos e ‘Cajás’, ‘Travessão’, ‘Tomabador’, ‘Santa Quitéria’ e ‘Salinas’ contabilizam um caso em cada localidade. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, junto a equipe de Vigilância em saúde no combate ao novo coronavírus.
Das taxas de ocupação, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é representada por 80%, sendo 16 leitos ocupados e quatro disponíveis. Sobre os leitos clínicos, 25% é a taxa de ocupação com 15 leitos disponíveis e cinco ocupados. A prefeitura recomenda que a população continue se protegendo, seguindo as medidas necessárias para prevenir o contágio do novo coronavírus. “Mesmo que já tenha se vacinado, a recomendação é a mesma”. Higienizar as mãos, manter o distanciamento social e usar máscara, são fundamentais no combate à covid.
Jornal da Chapada