O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) encaminhou ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) solicitando a suspensão dos prazos dos processos de habilitação e veículos na Bahia, com efeito retroativo a 1º de março, por causa do momento crítico da covid-19 no estado.
No documento, foram informadas as medidas restritivas adotadas pelo governo baiano para conter o avanço da doença, inclusive a interrupção dos serviços do Detran-BA em Salvador e região metropolitana, até sábado (20).
Como o Detran-BA deixou de funcionar, o cumprimento dos prazos da carteira de habilitação (CNH) e do registro de veículos ficou comprometido, o que levou o órgão estadual a provocar o Denatran, com o objetivo de evitar que os baianos sejam prejudicados.
“Já tínhamos manifestado nossa posição por meio da Associação Nacional dos Detrans (AND), mas achamos melhor reforçar com um documento próprio, o pedido de suspensão dos prazos na Bahia. Seria uma medida temporária, neste período em que precisamos unir esforços contra a pandemia. Se foi feito no ano passado, pode ser repetido agora. Esperamos que o Denatran seja sensível à nossa solicitação”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.