Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ex-deputado do PCdoB, Haroldo Lima morre por complicações da covid-19; político lutou contra a ditadura

Lima era militante contra a ditadura militar | FOTO: Divulgação |

O ex-deputado Haroldo Lima (PCdoB), 81 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (24), em Salvador, após complicações da covid-19. O ex-parlamentar, que foi deputado entre 1983 e 2003, estava intubado desde a última sexta-feira (19) e acabou não resistindo.

“Lamentamos profundamente a irreparável perda de um dos mais destacados quadros nacionais do PCdoB nas últimas décadas e prestamos irrestrita solidariedade aos familiares, aos amigos e militantes neste momento de dor”, diz a nota da direção estadual do PCdoB na Bahia.

“O exemplo de abnegação, de coragem, de firmeza, daquele que dedicou a vida à luta em defesa da democracia e da liberdade, e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna, é o legado que Haroldo Lima deixa para a geração que prosseguirá a luta pelo socialismo”, completa a nota.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), também lamentou o falecimento de Haroldo. “Tive o privilégio de participar do convívio do ex-deputado e, neste momento de dor, quero mandar meu abraço aos seus familiares, amigos e também para toda a militância do PCdoB, que continuará tendo Haroldo como uma grande referência”.

O secretário de Saúde da Bahia se manifestou nas redes sociais. “A Bahia perdeu hoje [24] para a #COVID19 mais um dos líderes que fizeram história na luta pela democracia, Haroldo Lima. Meus sentimentos aos amigos do PCdoB e a toda sua família”.

Um dos fundadores da Ação Popular (AP), movimento de luta armada criado para combater a ditadura, Haroldo foi preso nos anos de chumbo, contra a ditadura militar. Ele era engenheiro e atuou como diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo Lula. Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas