Um vídeo com o ‘Canto da Verônica’ repercutiu na última quarta-feira (31) nas redes sociais dos moradores de Rio das Contas, na Chapada Diamantina. A ‘Quarta-feira Santa’ é uma data marcada tradicionalmente no município pela ‘Procissão de Bom Jesus dos Passos’ (procissão do encontro), que devido à pandemia não teve como acontecer para evitar aglomerações. O vídeo trouxe saudade e alento para os moradores.
A tradição representada pela Igreja Católica é a de uma jovem que teria corrido para limpar a face de Jesus Cristo suja de sangue e suor, e ao retirar o pano, o desenho de sua face teria ficado marcada no véu, que passou a se chamar de ‘Santo Sudário’. O nome ‘Verônica’ vem do grego e latim vero icone – que significa verdadeira imagem. O canto em Latim também é considerado como o anúncio de que o homem que estava sendo crucificado era verdadeiramente o Cristo.
A ‘Procissão do Encontro’ realizada na cidade é a representação do momento em que a ‘Virgem Maria’ teria encontrado com o seu divino filho depois dele ter sido flagelado, coroado com espinhos e condenado à morte por Pilatos e estava a caminho do calvário, carregando a cruz pelas ruas de Jerusalém.
De acordo com informações, a população de Rio das Contas se emocionou ao assistir o vídeo do canto, interpretado pela devota Ana de Lourdes e se puseram a refletir sobre a falta do evento no munícipio. “A cada dia eu peço a Deus para que nos livre dessa pandemia para que possamos viver momentos como esse”, declara uma internauta, se referindo à procissão.
Jornal da Chapada