A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou há pouco que recebeu neste sábado (3) de 225 litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo usado para vacina contra covid-19. A entrega dos insumos permitirá a Fiocruz produzir o equivalente a 5,3 milhões de doses de vacina Oxford-AstraZeneca.
Nos cálculos da fundação, com mais este lote, a instituição tem IFA suficiente para a produção de vacinas contra a covid-19 até maio, em sua unidade fabril Bio-Manguinhos.
De acordo com números citados pela Fiocruz, somadas às 11 milhões de doses já produzidas e que estão em processo de controle de qualidade, a Fiocruz garante 35 milhões de doses a serem entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
No informe sobre o recebimento de IFA veiculado hoje, a fundação detalhou ainda que, até o momento, a Fiocruz entregou ao Ministério da Saúde 8,1 milhões de doses da vacina contra covid-19.
Desse total, 4 milhões eram doses importadas da Índia; e 4,1 milhões produzidos até hoje. A Fiocruz reiterou também, no informe, a meta de entrega ao Ministério da Saúde de 100,4 milhões de doses até julho deste ano. As informações são do site Valor, do grupo O Globo.