CidadesCulturaCuriosidadesMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Prefeito de Itaberaba defende mais políticas para amenizar os efeitos da pandemia no setor cultural

Uma das discussões promovidas pela Secult-BA foi a da continuidade da Lei Aldir Blanc; também foi debatidas as demandas das gestões e da comunidade cultural.

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA) iniciou, na última terça-feira (6), uma série de reuniões virtuais com os Dirigentes Municipais de Cultura para discutir propostas para a consolidação das políticas públicas de cultura nos municípios baianos, além das demandas das gestões e da comunidade cultural e da defesa da continuidade da Lei Aldir Blanc. Na ocasião, o prefeito do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PP), defendeu a criação de políticas para conter os efeitos da pandemia de covid-19.

Representando a União dos Municípios da Bahia, o prefeito chapadeiro comentou sobre a articulação dos gestores municipais para amenizar os impactos gerados aos profissionais da cultura. “É um momento difícil para todos os municípios, sobretudo para os municípios menores, que não tiveram a oportunidade de executar a Lei Aldir Blanc, essa lei que foi tão importante para os nossos artistas e para o cenário cultural”, ressalta Ricardo.

O encontro de abertura contou também com a participação de secretários estaduais, parlamentares e representações de organizações dos municípios, como a titular da Secult-BA, Arany Santana, e o senador Jaques Wagner (PT-BA). Ainda segundo o gestor de Itaberaba, a Confederação Nacional dos municípios (CNM) tem sido um importante reforço para os municípios.

“A CNM fortaleceu o processo de aprendizagem entre os gestores municipais da cultura, o que incentivou esses municípios a buscarem esse recurso com mais agilidade para os agentes culturais, que foram fortemente afetados pelo contexto da pandemia. Por isso, continuaremos trabalhando com união para buscar alternativas para diminuir os prejuízos causados ao setor da cultura”, finaliza o gestor. Para quem não sabe, a Lei Aldir Blanc prevê auxílio financeiro ao setor cultural, visando apoiar esses profissionais que foram afetados em razão da pandemia de covid-19.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios