Os municípios de Jacobina, na Chapada Norte, Irecê, na Chapada Velha e Seabra e Itaberaba, na Chapada Diamantina, estão com alta taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), de acordo com dados divulgados no boletim oficial da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA).
O município de Jacobina possui 75% da taxa de ocupação dos leitos de UTIs para tratamento de covid-19 no Hospital Regional Vicentina Goulart, ou seja, com 15 leitos ocupados dos 20. Quanto aos leitos clínicos, a taxa de ocupação encontra-se em 33%, com 13 leitos ocupados e 27 disponíveis.
Em Irecê, na Chapada Velha, não há leitos clínicos no Hospital Regional Doutor Mario Dourado Sobrinho, sendo apenas 10 destinados para UTI em enfrentamento à covid-19. No entanto, todos os leitos ainda seguem ocupados, com 100% da taxa de ocupação.
Com 95% de ocupação dos leitos de UTIs, em Seabra, o Hospital Regional da Chapada conta com a ocupação no limite, no qual dos 20 existentes, apenas um não está ocupado. A taxa de leitos clínicos é de 45%, obtendo ainda 11 leitos disponíveis.
No Hospital da Chapada de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva está em 80%, com 16 leitos ocupados e quatro disponíveis. Já a ocupação de leitos clínicos está em 15%, com três pessoas internadas e 17 leitos disponíveis.
Jornal da Chapada