O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou 34 novos casos de covid-19 em 24h e a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) retornou para 90%, de acordo com o boletim epidemiológico divulgados nesta quarta-feira (5) pela Secretaria Municipal de Saúde.
São 89 vítimas fatais pela doença no município. Desde o início da pandemia, Itaberaba contabilizou 5.159 casos positivos de infecção do coronavírus. Desses, são 220 casos ativos no momento, 4.850 curados, além de 80 casos enquadrados como suspeitos e 300 casos sendo monitorados por equipes de saúde.
Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos continuam sendo ‘Urbis’ (18) e ‘Centro’ (17). Além disso, são oito bairros na zona rural que estão com pessoas infectadas com o vírus, sendo ‘Guaribas’ o com mais casos ativos, ou seja, seis.
Taxa de ocupação de leitos
Após cair por um dia para 80%, a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) retornou para 90%. Ou seja, dos 20 leitos, 18 estão ocupados. Bem como a taxa ocupação dos leitos clínicos que também havia caído para 15%, subiu para 25%, com 15 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Vacinação
Nesta quarta (5) a vacinação da primeira dose contra a covid-19 acontece para pessoas com comorbidades, nas Unidades Básicas de Saúde, prosseguindo assim, nesta terceira etapa do Plano Nacional de Vacinação.
Jornal da Chapada