As diversidades e curiosidades do município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, foram exibidas durante o programa ‘Universo’, da TV Aratu (SBT). Na ocasião, foram mostradas comidas típicas, artesanatos, além de pontos turísticos e um pouco da história local da cidade, que não possuía o atual nome.
Os residentes comentaram, dentre os pontos turísticos, sobre o Rio Paraguaçu, a cavalgada sertaneja, que acontece em todo o mês de janeiro. Outro ponto turístico e que contempla a fé dos residentes é a Paróquia de Santana, conhecida popularmente como a Igreja da Matriz. A festa de Nossa Senhora de Santana, padroeira do município, costuma atrair uma multidão de todos os cantos da Bahia.
Ver essa foto no Instagram
Uma das histórias trazidas pelo programa conta sobre a estação de trem do Tamburi, em que os vagões dos trens, que antes deslocavam pessoas, hoje servem de condução para cargas. O nome da estação tem relação com o nome anterior da cidade, no qual posteriormente o nome foi substituído para Marcionílio Souza, por questões políticas.
Embora o funcionalismo público seja a principal atividade econômica, a culinária e o artesanato são atrativos importantes para o local. E esses atrativos são evidenciados ao decorrer do programa.
“Nós estamos aqui na entrada da Chapada Diamantina, então Marcionílio Souza é a primeira cidade para você ir para a Chapada (…) Então, nós temos aqui essa belíssima paisagem que é o alto da Santa Cruz, o Rio Paraguaçu”, comenta o apresentador, ao acrescentar tudo que o turista pode encontrar de paisagens, atrativos turísticos, inclusive, de estrutura para hospedagem.
Jornal da Chapada