O município de Ipirá, localizado na Bacia do Jacuípe, publicou nesta terça-feira (25), no Diário Oficial do Município (DOM), um novo decreto 255/2021 com as medidas de combate ao coronavírus. O decreto vale até o próximo dia 1° de junho. As determinações para a reabertura do comércio no município foram definidas após reunião entre representantes do comércio e integrantes do comitê de enfrentamento da covid-19, que ocorreu na segunda-feira (24).
Com isso, o toque de recolher fica das 21h às 5h do dia seguinte. Os serviços considerados não essenciais voltam a funcionar das 8h às 14h até o dia 1º de junho. Após esse horário, os estabelecimentos, poderão atender pelo sistema de delivery até às 18h e aos sábados das 7h às 13h. Já os serviços essenciais funcionam das 08h às 18h, de segunda a sexta, e aos sábados e domingos da 07 às 13h.
As academias podem funcionar das 05h às 18h, de segunda a sexta-feira, com 50% da capacidade total. Os serviços de food truck funcionam das 17h às 20h30, sendo vedado o consumo no local. Os consultórios, clínicas, borracharias e oficinas funcionam em horários normais. Os atos religiosos litúrgicos, por sua vez, podem funcionar, com capacidade máxima de 50%.
As atividades presenciais nas agências bancárias e lotéricas no município só podem funcionar até às 14h. Enquanto que, os serviços bancários através dos caixas eletrônicos podem funcionar em horário normal. Os postos de combustíveis, farmácias, transportes, terminal rodoviário, segurança público não terão funcionamento alterado.
As atividades da Fábrica de Calçados Paquetá e demais indústrias instaladas no município de Ipirá, terão jornada de trabalho inalterada. Além disso, continua proibida a entrada dos feirantes de cidades circunvizinhas, para comercialização de quaisquer produtos, no Centro de Abastecimento do município, até ulterior deliberação.
As repartições públicas que não oferecem serviços essenciais, também deverão funcionar com atendimento ao público das 8h às 12h, ficando o turno vespertino para a realização de trabalhos internos até novas medidas a serem adotadas.
Fica proibida a comercialização de bebidas alcóolicas em quaisquer estabelecimentos comerciais: supermercados, mercadinhos, atacadões, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniência, padarias, delicatessen, congêneres e similares, inclusive pelo sistema de delivery, a partir das 18h do dia 28 de maio até às 5h do dia 31 de maio de 2021. O setor de bebidas alcoólicas deve ser isolado.
O estabelecimento que descumprir o decreto terá o alvará de funcionamento e sanitário cassados, o que automaticamente implicará em interdição do mesmo enquanto durar as medidas de enfrentamento contra a covid-19.
Permanece cm funcionamento normal as lanchonetes, restaurantes e lojas de conveniências situados às margens da BA-052 e BA-233. Os transportes com passageiros (ônibus, vans e kombis) vindos da zona rural do município, deverão obedecer aos dias determinados na lista abaixo, excetuando o dia da feira livre municipal (quartas-feiras).
Segunda-feira
Bonfim
Nova Brasília
Alto Alegre
Jacaré
Rosário
Vieira
Umburanas
Terça-feira
Pedra da Onça
Vida Nova
Pau Ferro
Santa Rita
Malhador
Quinta-feira
Ipirazinho
Tingui
João Velho
Cachoeirinha
São Roque
Coração Maria
Amparo
Sexta-feira
Conceição
Caixa DÁgua
Trapiá
Tamanduá
Rio do Peixe
Boletim Epidemiológico
O município de Ipirá registrou 85 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 48 horas, de acordo com a última atualização do boletim epidemiológico de Ipirá, divulgado nesta terça-feira (25).
São 2.625 casos confirmados de covid-19 no município, desde o início da pandemia. Destes, são 328 casos ativos, 44 vítimas fatais pela doença e 2.253 casos recuperados. Além disso, são 627 casos suspeitos e 955 sendo monitorados pelas equipes de saúde.
Vacinação
Nesta quarta-feira (26) pessoas com diabetes e hipertensão, com 18 anos ou mais, serão vacinados contra a covid-19, com o imunizante da Pfizer, no Cetep, das 8h às 20h. Para a vacinação, será necessária a apresentação de RG, Cartão do SUS, Cartão de Vacina, comprovante de residência, relatório médico ou receita médica.
Jornal da Chapada