AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu PrincipalTop
Trending

#Brasil: Estudo mostra como falta de distanciamento levou a segunda onda e nova variante do coronavírus

Aumento da transmissão coincidiu com relaxamento das medidas restritivas.

Um estudo publicado na revista científica ‘Nature’, na última quinta-feira (3), aponta que a variante do coronavírus que impulsionou a segunda onda da Covid-19 no Brasil, a P1, surgiu, em parte, por causa da falta de distanciamento social no país.

Para mapear a transmissão da P1, rebatizada de gamma pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma equipe liderada por virologistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sequenciou os genomas de 250 amostras de SARS-CoV-2 coletadas no Amazonas entre março de 2020 e janeiro de 2021.

A análise descobriu que a transmissão de P1 aumentou com rapidez no Amazonas, substituindo outras linhagens que circulavam no estado. Segundo os pesquisadores, o aumento do P1 coincidiu com a redução do distanciamento social em Manaus e no resto do Amazonas, o que pode estar relacionado aos feriados de Natal e Ano Novo, bem como às eleições municipais em novembro. Os pesquisadores pensam que esses eventos potenciaram a transmissão da variante.

A gamma foi identificada pela primeira vez em Manaus em novembro de 2020, mas se propagou com mais intensidade em 2021. Há evidências, ainda, de que a variante está em processo de transformação e pode se tornar ainda mais resistente ao ataque de anticorpos.

O aumento de casos em Manaus, em janeiro, fez com que a capital amazonense sofresse colapso no sistema de saúde e funerário. A cidade ficou sem oxigênio por dias e precisou de doações de outros países, como Venezuela, para atender aos doentes. A redação é do site da Revista Fórum.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios