Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Familiares denunciam racismo e intolerância religiosa em prisão de idosa durante operação em Itaetê

O caso aconteceu durante ação conjunta de policiais contra o tráfico | FOTO: Montagem do JC |

Os familiares de uma idosa, que teve o mandado de prisão preventiva cumprido no município de Itaetê, na Chapada Diamatina, denunciam racismo e intolerância religiosa por parte dos policiais no momento da detenção. Segundo eles, durante a prisão, foram deferidos insultos como “macaca velha”, “cabrunca” e “macumbeira”.

A filha da mulher, Jucineide Guedes da Conceição, 25 anos, informou ao Jornal da Chapada que os policiais chegaram na casa da idosa, mas ela estava na casa do namorado. Na residência do companheiro de Iraci dos Santos Guedes, 62 anos, Jucineide afirma que os policiais além de chamarem a mãe de “macumbeira” e “diaba velha”, disseram que a mataria com facadas.

Conforme informações concedidas ao Jornal da Chapada (JC), a mulher foi presa na madrugada do dia 18 de junho, por volta das 3h da manhã, durante operação de combate ao tráfico realizada na região chapadeira (veja aqui). Contudo, os familiares também alegam que a prisão foi feita “injustamente” e que “não foi encontrado nada na casa”, pontua Jucineide, ao dizer que a mãe foi presa como suspeita de tráfico de drogas.

A ação policial aconteceu no início da manhã desta sexta-feira | FOTO: Haeckel Dias | VÍDEO: Tony Silva |

“Minha mãe criou 10 filhos, nunca se envolveu com nada e agora tá sendo acusada por uma coisa que não cometeu. É revoltante ver sua mãe sendo presa por algo que não fez e sendo ameaçada e você não poder fazer nada”, lamentou a filha.

Procurada pelo Jornal da Chapada, a Polícia Civil informou que não consta “nenhum registro acerca de inconsistências nas abordagens realizadas durante operação”. Assim como pontuou que o cumprimento de prisão preventiva da mulher foi decretado pelo Poder Judiciário, “em razão dos crimes de associação criminosa e tráfico de drogas”, reafirma a polícia.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas