O projeto ‘Colorindo o Artesanato da Chapada’ vai realizar uma oficina gratuita de pintura em objetos de cerâmica e de barro no dia 4 de julho, às 13h, de maneira online, voltada para mulheres residentes de Utinga, na Chapada Diamantina.
As interessadas podem se inscrever através do perfil no Instagram @arteemtracos. Estão disponíveis 15 vagas para a turma e as aulas acontecem por videoconferência. Cada aluna terá direito a um kit com tintas e material, como peças e pincéis, para pintura.
Segundo a artista plástica, Urânia Viana, coordenadora da iniciativa, o projeto tem como objetivo contribuir na valorização de artesãos e ajudar na capacitação de mulheres para usar a arte como uma fonte de renda local.
Esta será a segunda turma, visto que a primeira ocorreu neste domingo (27), destinada para mulheres da Associação em Ação dos Moradores do Bairro Santa Luzia. “A intenção é também incentivar essas mulheres a usarem a produção artística como fonte de renda”, afirma Urânia.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Jornal da Chapada