Um novo óbito foi registrado no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (12) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Logo, o número de vítimas fatais subiu para 113.
Desde o início da pandemia, foram 6.714 casos confirmados de covid-19 no município. Desses, 263 casos estão ativos, 6.338 casos recuperados, 150 casos enquadrados como suspeitos e 416 casos sendo monitorados por equipes de saúde. Já foram 18.515 testes realizados para detecção da covid-19.
Por mapeamento, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são: ‘Centro’ (31) e ‘Urbis’ (22). São 11 comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus. Destes, ‘Guaribas’ aparece com mais casos ativos, sendo sete.
Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) caiu para 90%. Ou seja, dos 20 leitos, apenas dois estão disponíveis. A taxa de ocupação dos leitos clínicos encontra-se em 60%, com oito leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Vacinação
Com 649 novas doses da vacina contra a covid-19 no município, a cidade chapadeira vai seguir com a aplicação da primeira dose para pessoas com 40 anos ou mais, contudo, exclusivamente, da zona rural. Logo, a vacinação com a primeira dose na zona urbana permanece suspensa.
Já a aplicação da segunda dose segue normalmente nos pontos do Ginásio de Esportes, área interna e drive-thru, de acordo com a data que consta no cartão de vacina.
Para a vacinação, é obrigatória a apresentação do comprovante de residência, além do documento com foto e cartão SUS. Portanto, confira o cronograma de vacinação na zona rural para esta semana:
Segunda-feira (12):
‘Tombador’
Terça-feira (13):
‘Mandu’, ‘Lagedo Coberto’, ‘Sítio União’ e ‘Guaribas’
Quarta-feira (14):
‘Serrote’ e ‘Guaribas’
Quinta-feira (15):
‘Cajás’, ‘Poço Dantas’ e ‘Duas Irmãs’
Sexta-feira (16):
‘Lagoa das Pedras’, ‘Caldeirão do Antônio’ e ‘Roça Velha’.
Jornal da Chapada