CidadesCuriosidadesEconomiaMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Prefeitura de Lençóis apresenta pesquisa realizada para construção do Plano Municipal de Turismo

Apesar de ser pioneira no setor turístico na Chapada Diamantina, Lençóis terá, pela primeira vez, um planejamento com base em estudos gerados no território.

A secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia, apresentou aos membros do Conselho Municipal de Turismo, na tarde do dia 13 de julho, um relatório com dados e informações coletadas através de pesquisas. O objetivo é construir o Plano Municipal de Turismo, principal documento regente da prática do turismo como gerador e impulsionador da economia.

Apesar de ser pioneira no setor turístico na Chapada Diamantina, Lençóis terá, pela primeira vez, um planejamento com base em estudos gerados no território, que sugerem maneiras sustentáveis para o desenvolvimento turístico, através do plano que está em construção.

O plano tem o objetivo de estabelecer o ordenamento do espaço público, com todas as esferas que estão e que podem estar ligados ao turismo. Inclui o uso e preservação do patrimônio natural e histórico.

De acordo com a secretária Laura Garcia, para a construção do plano é imprescindível a participação de toda a sociedade que está direta ou indiretamente ligada ao turismo, para o fortalecimento do mesmo.

Ela citou como potencialidades a participação ativa do Conselho Turístico, da Câmara Técnica, Consórcio ‘Chapada Forte’ e o Geoparque Serra do Sincorá. Conforme legislação, o plano deverá seguir algumas etapas ao longo da sua construção, entre elas, a aprovação da comunidade por meio de debate coletivo.

Para elaboração do plano, foi levada em consideração a atividade turística como geradora de renda ao longo dos últimos 20 anos; e a mudança gerada pela pandemia, como o perfil do turismo e novas tendências, como a possibilidade de extensão do turismo para a zona rural.

Entre os eixos centrais do plano, estão a infraestrutura e patrimônio cultural e natural, que inclui o inventário de oferta turística, o censo de condutores e guias, o censo de cultura e calendário de eventos municipais, além de capacitação, qualificação e sensibilização a exemplo do Programa Anfitriões, que visa formar melhores anfitriões.

A reunião contou com a participação de membros da Secretaria de Turismo e Cultura e da Secretaria de Administração, da Associação de Comerciantes de Lençóis (ACEL), da Brigada Voluntária de Lençóis (BVL), do Geoparque Serra do Sincorá e da 42º CPM, através do Major Maia. As informações são de assessoria.

Etiquetas

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios