As praias de Salvador ficaram lotadas no fim da tarde do último domingo (22), com muitos banhistas aglomerados e a maioria deles sem máscara. O movimento foi intenso, apesar de o céu estar encoberto por nuvens em muitos pontos da orla.
Aglomerações foram registradas nas praias de Piatã, Itapuã, Jaguaribe e no Porto da Barra. Em todos esses locais, houve muitas pessoas no mar e na faixa de areia, sem respeitar medidas de distanciamento para evitar a disseminação da covid-19.
Para tentar evitar aglomerações no Porto da Barra, equipes da Guarda Civil Municipal restringiram o acesso ao local após as 13h deste domingo, mas quem acessou o local antes do fechamento, pôde permanecer lá.
As praias soteropolitanas ficaram fechadas aos domingos por mais de um ano desde março de 2020, início da pandemia, até o fim de julho deste ano. Desde que foram reabertas, os espaços têm recebido grande público.
O Porto da Barra possui uma faixa de areia curta, facilitando a formação de multidões. O local é um dos mais famosos cartões postais de Salvador e já chegou a ser apontado como uma das praias mais bonitas do mundo pelo jornal britânico The Guardian.
As praias estão autorizadas a reabrir em Salvador, de segunda a sábado, de acordo com a Fase Verde de Retomada das Atividades. Para ter acesso, é preciso seguir os protocolos de segurança a covid-19, como uso de máscara, quando estiver fora do mar, e distanciamento entre os banhistas.
Neste domingo, a temperatura na capital baiana varia entre 23º e 26º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar do sol ter aparecido, ainda há possibilidade de chuvas isoladas. Com informações do portal Muita Informação.