Após a publicação do Jornal da Chapada (JC) referente ao atraso da nomeação dos professores aprovados no concurso n°001/2020 da prefeitura de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, todos os 84 docentes previstos no edital foram convocados para a entrega da documentação. O concurso havia sido realizado no dia 22 de novembro de 2020.
Nesta nova etapa, 42 pessoas foram convocadas, visto que 13 já haviam sido empossados e mais 29 já haviam sido chamados para a entrega da documentação para admissão. Contudo, os 71 profissionais ainda seguem sem ser empossados. De acordo com informações iniciais, relatadas por fontes anônimas, a posse ocorrerá no final do mês de setembro.
“O papel da imprensa está sendo essencial para conseguirmos o sucesso!”, afirma uma das fontes que não quis se identificar, visto que os profissionais cobravam a convocação para cumprir a etapa de entrega da documentação e atestado de saúde ocupacional. Na época, o prefeito de Ruy Barbosa, Claudio Serrada (PSD), foi procurado pela redação do Jornal da Chapada (JC), mas não respondeu às mensagens.
O retorno às aulas na cidade também tem sido parte de reclamação dos pais, alunos e professores da cidade, visto que eles relatam o déficit no número de profissionais para atender os alunos da rede de ensino municipal. Segundo relatos, os professores estão realizando uma atividade padrão para os estudantes, mas com a baixa quantidade de docentes, os alunos não conseguem realizar a devolutiva.
Jornal da Chapada