A Associação Bahiana de Medicina (ABM) vai realizar o XVI Congresso para debater o pensamento científico. Temas como passo a passo para leitura de um artigo científico e estratégias para financiamento de pesquisa serão debatidos entre os dias 21 e 23 de setembro, em formato virtual, através da plataforma Zoom.
O evento terá a presença do Prof. Dr. Renato Lopes, da Duke University Medical Center, que vai ministrar as aula sobre “Legados da pandemia para a pesquisa clínica nacional: o papel da pesquisa clínica nacional” e “Revista da Associação Médica Brasileira: o que esperar da sua nova linha editorial?”. Além disso, o Congresso garante emissão de certificado.
Os estudantes de medicina associados à ABM e os médicos associados (quites) poderão se inscrever de maneira gratuita, conforme nota dos organizadores do evento.
Para o presidente da ABM, dr. César Amorim, o tema do Congresso surgiu da necessidade do desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito por meio de várias estratégias, sendo algo comum e cada necessário aos profissionais de saúde.
Programação
No dia 21, a programação inicia às 18h, com as conferências de abertura. Em um primeiro momento, serão abordados os “Legados da pandemia para a pesquisa clínica nacional: o papel da pesquisa clínica nacional”, através da Experiência do grupo COALIZÃO. Em seguida, será abordado o tema: “Revista da Associação Médica Brasileira: o que esperar da sua nova linha editorial?”. O primeiro dia será finalizado com um espaço para discussão, das 19h às 19h30.
Já no dia 22, o Congresso será iniciado com a Mesa Redonda: “Estratégias para construção da pesquisa e busca de evidências”, às 19h30. O dia encerrará, assim como no dia 21, com um espaço para discussão, das 20h30 às 21h.
No último dia, 23 de setembro, haverá a mesa redonda: “Publicação e financiamento de pesquisa”, que será iniciada às 19h30, com abordagem dos temas: “Estratégias para financiamento de pesquisa: opções nacionais e internacionais” e “Como ter sucesso em publicar a sua pesquisa: como escolher o periódico certo?”. Encerrando a programação, também haverá um espaço para discussão, das 20h30 às 21h. Para mais informações, clique aqui.
Jornal da Chapada