CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica
Trending

#Chapada: Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável de Irecê se reúnem com representantes do governo estadual

Presidente do Consórcio e prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, destacou a necessidade de fortalecimento do grupo para garantir mais investimentos nos municípios que participam do consórcio.

Os prefeitos do Consórcio do Desenvolvimento Sustentável do território de Irecê se reuniram na última segunda-feira (18) no município com representantes do Governo do Estado para discutir o bom funcionamento do consórcio e apresentar sugestões de melhorias.

Estiveram presentes representantes de 17 municípios, sendo 10 prefeitos, três vice-prefeitos e quatro secretários municipais. O secretário Luiz Caetano, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Jeandro Ribeiro, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Camila Batista, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), e Saulo Pontes, da Secretaria de Infraestrutura do Estado, representaram a gestão estadual. Os deputados Jacó (PT) e Fabíola Mansur (PSB) também estiveram presentes, assim como o prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB).

Em sua fala, o presidente do Consórcio e prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, destacou a necessidade de fortalecimento do grupo para garantir mais investimentos nos municípios que participam do consórcio.

“Alguns municípios não tinham interesse em participar porque acreditavam que não haveria retorno em relação aos serviços que o consórcio poderia dar às suas cidades. E nós também enfrentamos muita dificuldade nesse início de mandato. Mas a vida é feita de desafios. Hoje temos boa parte dos municípios que tem lei autorizativa participando ativamente do consórcio. Isso é algo histórico. Queremos fortalecer cada vez mais esse instrumento que poderá levar cada vez mais desenvolvimento para as cidades”, falou.

O secretário Luiz Caetano, por sua vez, pontuou que é necessário fortalecer os consórcios multifinalitários a fim de aproximar a gestão estadual dos municípios. “A ideia dessa reunião de hoje foi do governador Rui Costa, que recentemente reuniu em Salvador todos os presidentes dos 28 consórcios da Bahia, onde discutiu esses problemas que os consórcios estão passando na busca de trazer uma solução para consolidar essa ideia que está dando certo”, disse.

“A ideia central é descentralizar o governo, fazer uma gestão compartilhada com os municípios e ter uma redução de custos para os municípios e consequentemente para as obras da Bahia”, acrescentou o secretário, completando que também é necessário “corrigir o que ainda não estiver engatado direito”.

O prefeito de Xique-Xique, Reinaldinho (MDB), que esteve presente, destacou a importância de reuniões como essa e disse esperar boas notícias a partir do encontro. “Agradeço ao prefeito Tacinho e ao secretário Luiz Caetano pela reunião e pela condução e espero que a partir de eventos como esse boas notícias possam chegar até a nossa querida Xique-Xique é à região de Irecê”, pontuou. Com informações do Política Livre.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios