• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Economia

#Chapada: Alto volume de água das chuvas atinge Lençóis e prefeitura elabora plano de ação para minimizar impactos

O município chapadeiro tem cerca de 50 dias de chuvas constantes, de acordo com informações da prefeitura.

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
15 dezembro 2021 - 16h47
no Assessoria, Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Top
0
#Chapada: Alto volume de água das chuvas atinge Lençóis e prefeitura elabora plano de ação para minimizar impactos

Estragos das chuvas causaram transtornos aos moradores de Lençóis | FOTO: Divulgação/PML |

Após um alto volume de água das chuvas atingir o município de Lençóis na madrugada do último sábado (11) e em razão de cerca de 50 dias de chuvas constantes, a prefeitura, administrada por Vanessa Senna (PSD), elaborou um plano de ação para a minimizar os impactos.

Diversas secretarias da gestão estão trabalhando em conjunto, em uma força-tarefa, para garantir a segurança das ocorrências e atender as famílias impactadas com alagamentos, desabamentos de casas, encostas e outros.

“Nosso município sofreu mais uma vez com o alto volume de água das chuvas, enquanto ainda nos recuperávamos dos dias anteriores. Estou nas ruas, junto com toda a minha equipe, coordenando os trabalhos necessários ao restabelecimento da normalidade em nossa cidade”, pontuou a gestora Vanessa Senna.

View this post on Instagram

A post shared by Chapada Diamantina 🔵 (@portalchapada_)

No bairro ‘Lavrado’, os moradores que tiveram suas casas invadidas pela água receberam o apoio da Secretaria de Assistência Social, que mapeou a área atingida, que é de ocupação irregular. A pasta municipal ainda levantou dados das famílias afetadas e providenciou a retirada delas, disponibilizando dois espaços para acomodação. No entanto, muitas delas preferiram ficar com parentes e amigos.

Também foi disponibilizada a busca ativa do aluguel social, refeição e a entrega de alimentos adquiridos através da Assistência Social e de movimentos sociais entre sociedade civil, Polícia Militar e demais secretarias. A Secretaria de Saúde também destinou itens para doação às famílias, como fraldas descartáveis, lençóis e alimentos.

Apesar dos estragos e danos, não foi registrada ocorrência ou atendimento hospitalar em decorrência das chuvas. Um relatório de danos gerais e riscos está sendo elaborado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De acordo com o secretário Alan Mourthe, o primeiro passo foi a identificação e tentativa de sanar os riscos eminentes. Também foi realizada, ainda no sábado, uma intervenção para o desvio de água que ameaça os moradores do bairro do ‘Lavrado’, além da cobertura de encostas com lonas e outros.

Uma equipe técnica do Estado foi enviada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) para a realização de análise dos desabamentos de encostas na BA-144, que liga Lençóis à BR-242. O local ficou interditado por algumas horas durante a madrugada e precisou ser desobstruído para a liberação do trecho.

Moradores da sede e de comunidades rurais se mobilizaram, enviando alimentos, roupas, cobertores, materiais de higienização e outros. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o deputado federal Otto Filho (PSD) também realizaram doações de colchões.

A gestora chapadeira agradeceu o apoio de todos os envolvidos no acolhimento às famílias afetadas e ressaltou que a defesa civil e os setores municipais estão em estado de alerta. A gestão ainda reforçou que qualquer doação pode ser realizada na Secretaria de Assistência Social.

Previsão do tempo
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desta segunda (13) a sexta-feira (17), a previsão varia entre muitas nuvens e tempo encoberto.

Jornal da Chapada

Veja mais vídeos abaixo:

View this post on Instagram

A post shared by Chapada Diamantina 🔵 (@portalchapada_)

View this post on Instagram

A post shared by Lana Moraes (@lanamoraessant)

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Compartimento de carga de carreta pega fogo em trecho de estrada na região de Jacobina

Próximo Post

#Polêmica: Anitta dá beijo triplo em casal baiano no ‘Carnatal’; veja aqui o vídeo

Próximo Post
#Polêmica: Anitta dá beijo triplo em casal baiano no ‘Carnatal’; veja aqui o vídeo

#Polêmica: Anitta dá beijo triplo em casal baiano no ‘Carnatal’; veja aqui o vídeo

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.