O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, completou 165 anos de emancipação política no último sábado (18). Sob a administração de Vanessa Senna (PSD), após comprovação feita por historiadores, o dia 18 de dezembro voltou a ser feriado de aniversário do município, que vem ganhando investimento nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e de turismo.
O cidadão do município, Felipe Sá, solicitou a Câmara de Vereadores, em 2019, que fosse feita uma análise da situação para o retorno da comemoração do aniversário para o dia 18 de dezembro. “Esse é o dia certo. Apresentei os documentos e os dados históricos que são comprobatórios e pedi que solicitasse orientação técnica, visto que no município temos um escritório técnico do Iphan”, disse o político.
Após o resultado, baseado em fatos e períodos históricos, o Iphan emitiu nota técnica do levantamento e a correção para definição do aniversário de Lençóis foi feita na nova ‘Lei Orgânica’, aprovada no ano passado. Com isso, cerca de 11 anos depois, Lençóis voltou a comemorar o seu aniversário na data obtida pelos historiadores como certa.
“Desta forma, pode-se afirmar que a autonomia política de Lençóis se deu com a Lei Provincial nº 604 de 18 de dezembro de 1856, que cria a “Commercial Villa dos Lençóes” e a desmembra do município de Santa Isabel do Paraguassu (nomenclatura antiga do atual município de Mucugê). O município fica devidamente instalado com a criação da Câmara Municipal, em 12 de abril de 1858, portanto cerca de 16 meses após a elevação a Vila”, considerou o resultado.
Jornal da Chapada