Localizada na província argentina de La Pampa, a cidade de Santa Isabel foi infestada por milhares de besouros na segunda-feira (10/1). De acordo com especialistas, a “invasão” dos insetos se intensificou devido a uma onda de calor que está afetando toda a região sul do continente americano.
Em imagens compartilhadas nas redes sociais, os moradores da região mostram os besouros em caixas, prédios, bueiros, piscinas e parques.
https://twitter.com/Brave_spirit81/status/1480470696958513154
O chefe do Departamento de Polícia de Santa Isabel, Omar Sabaidini, disse em entrevista ao site Info Huella que a quantidade de besouros provocou danos em alguns imóveis.
“A quantidade que existe é impressionante. Em alguns casos, os telhados dos edifícios foram danificados. Na delegacia danificaram o forro e, em um estabelecimento comercial, o teto. Em um posto de gasolina, cobriram os ralos” relatou Sabaidini.
A meteorologista Cindy Fernández explicou, no Twitter, que “há semanas, o oeste dos Pampas vive uma das piores invasões de besouros. Eles tendem a se reunir nas cidades por causa da luz e são muito irritantes e malcheirosos”. Segundo ela, para combater a peste, alguns locais têm desligado a iluminação pública e acendido tambores de fogo para atrair os insetos.
Para combatirlos, algunas localidades apagan el alumbrado publico y encienden tambores con fuego para atraerlos. Son inofensivos pero vuelan sin control y golpean con fuerza a todo lo que se encuentran. La cantidad y el peso de estos insectos puede dañar techos y estructuras. pic.twitter.com/LWySt5mlBS
— Cindy 🌪 (@cindymfernandez) January 10, 2022
“Eles são inofensivos, mas voam incontrolavelmente e atingem com força tudo o que encontram. O número e o peso desses insetos podem danificar telhados e estruturas”, escreveu Cindy. Redação do Metrópoles.