Projeto de obra da estrada que liga o município de Palmeiras ao Vale do Capão, na Chapada Diamantina, deve ser finalizado nos próximos dias e, até a segunda quinzena de fevereiro, deve ser aberto o processo licitatório para as obras, segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
O pedido de infraestrutura foi reiterado em audiência na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) na última terça-feira (18), pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães (PSD).
Condições da estrada
As condições da estrada, que liga à sede do município chapadeiro, têm impactado na ida de condutores aos atrativos naturais. São cerca de 28 km entre a sede do município e o Capão, bastante utilizados, diariamente, por visitantes.
Neste trecho, motoristas relatam que há uma grande dificuldade para transitar no local, em razão dos buracos, poças de água e as famosas ‘costelas de vaca’, visto que o solo não pavimentado tem uma baixa resistência mecânica.
As más condições da estrada, além de impactarem na ida de turistas aos atrativos, afetam, consequentemente, a renda local, visto que é uma localidade turística, que gera emprego e renda ao município. O Vale do Capão chega a ter uma das maiores rendas per capitas de Palmeiras.
Inclusive, o presidente da Associação Comercial de Turismo Sustentável de Caeté-Açú, Emmanuel Requião, chegou a lamentar a condição precária da estrada de acesso ao povoado do Vale do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina.
Participação do Dnit
Já no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os políticos discutiram com o superintendente regional do departamento, Amauri Lima, sobre o andamento do pedido para as obras de construção da rotatória no entroncamento da BR-242 com a BA-846, via de acesso à sede do município. A solicitação tem o intuito de garantir mais infraestrutura e segurança na região.
De acordo com Ivana Bastos, a obra é aguardada para oferecer segurança melhores condições de trafegabilidade aos motoristas que acessam o município. “Em Palmeiras está situado o Vale do Capão, um local que recebe um grande fluxo de visitantes, que se somam à população do município”, disse.
Jornal da Chapada