A festa do ‘Senhor dos Passos’, padroeiro dos garimpeiros de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi marcada por uma manifestação de fé na quarta-feira (2), que tomou as ruas do município. Esse ano, a festa, realizada pela Sociedade União dos Mineiros, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Prefeitura Municipal, completou 170 anos de tradição.
Desde o dia 23 de janeiro, com a lavagem das escadarias do Santuário, uma programação diversificada entrou na agenda dos moradores e visitantes do município. O tema foi: “Com Nosso Senhor dos Passos Padroeiro dos Garimpeiros rumo a uma igreja missionária e sinodal, na construção do reino de Deus”.
Ao longo dos nove dias foram realizadas alvoradas, e missas, com celebrante convidado a cada noite, além do pároco do município, Pe Vagne Gama. Dentre os destaques está a execução do hino das baianas por Márcia Martins e processo de reconhecimento da festa como patrimônio imaterial do país, que já conta com o registro especial aberto pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
Ainda durante os dias, foi organizada uma tarde com tradicionais brincadeiras para as crianças, um torneio de ‘Terno Vermelho’, que disputaram as cartas no ‘Mercado Cultural’ no dia 29. Já a programação esportiva contou com a 26º Corrida Rústica que recebeu 252 atletas para disputar as categorias de 12km e de 5km.
Na quarta-feira (02), encerramento da festa, um cortejo com a imagem do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora da Conceição saiu em procissão pelas ruas da cidade. A celebração contou com a presença de moradores, turistas e romeiros vindos de cidades vizinhas que foram acolhidos por equipes de voluntários para alimentação e descanso.
A celebração em louvor ao santo foi presidida pelo bispo Dom Tommaso e contou com a presença de autoridades como o deputado federal Otto Filho (PSD), que ressaltou a importância da preservação da cultura e parabenizou a gestora Vanessa pelo trabalho realizado na cidade.
Na ocasião, a prefeita Vanessa Senna (PSD) ressaltou que como gestora do município, ela pretende ajudar a construir um tempo novo, “com mais lucidez e responsabilidade coletiva, propondo o diálogo e o debate construtivo com o povo”.
A programação musical da festa do Senhor dos Passos, em novo formato e novo local, contou com apresentação de artistas locais e convidados no ‘Mercado Cultural’.
O encerramento da festa também contou com uma programação especial. Um show especial do cantor Targino Gondim, que apresentou seu novo projeto ‘Canções Divinas’. Segundo ele, para a produção desse trabalho ele visitou vários santuários religiosos em todo o Brasil. O cantor destacou a satisfação em se apresentar em Lençóis e garantiu que pretende retornar para alegrar o público.
Jornal da Chapada