O projeto ‘De Umbigo à Umbigo’ promove virtualmente, nessa sexta (11) e na próxima quarta-feira (16), encontros musicais e diálogos da banda ‘Yayá Massemba’, composta por mulheres musicistas do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, com matriarcas do samba da Bahia. Uma ‘live-show’ será transmitida no dia 25 de fevereiro com o grupo, às 17h, no perfil do Youtube da banda.
Segundo organizadores, “o projeto busca homenagear e reverenciar a história de Mestras Guardiãs do Samba de Roda e Samba Chula ao promover encontros de gerações, fortalecendo assim a produção das mulheres da música baiana ao reconhecer suas vivências, desafios, manutenção de tradições e empoderamento”.
Nessa sexta a ‘live’ será transmitida no Instagram da banda, a partir de 20h, e será com Mestra Bete. Já no dia 16 de fevereiro, o encontro é com Mestra Aurinda do Prato, a partir do mesmo horário. Na ‘live-show’, de 25 de fevereiro, a banda irá trazer em seu repertório 12 composições autorais, que contam histórias de mulheres no samba e axé, além de poesia e dança.