O pré-candidato a deputado federal, Fábio Vilas-Boas, acompanhou a inauguração da Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, na Chapada Diamantina, e reforçou o projeto de regionalização da saúde pública, visto que a obra foi projetada e começou a ser construída ainda sob sua gestão na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Vilas-Boas detalhou todas as etapas da obra. “Esse era um hospital privado que interditamos em 2016 por questões sanitárias. O governador Rui Costa desapropriou o prédio com a ideia de revitalizar e entregar à população”.
“Nós reformulamos e transformamos numa maternidade regional no coração da Chapada Diamantina. Serão atendidas gestantes e crianças de 11 municípios, o que vai desafogar a demanda de outras regiões também. É mais um passo no caminho que iniciamos em 2015, de descentralizar a saúde e tornar as regiões cada vez mais independentes e capazes de atender as demandas do povo”, completou Fábio Vilas-Boas.
Com investimento superior a R$ 13,7 milhões entre obras e equipamentos, a maternidade atenderá 11 municípios da Chapada Diamantina. São 35 leitos, distribuídos entre obstétricos (12), gestação de alto risco (8) e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional (15). Serão atendidos os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares.
Jornal da Chapada