O presidente Jair Bolsonaro (PL) avalia apoiar o vice-governador João Leão (PP) na disputa ao governo da Bahia nas eleições deste ano. Segundo o jornal ‘O Globo’, o motivo é o impasse para o lançamento da candidatura de João Roma (Republicanos) e o intuito de viabilizar um palanque na Bahia.
Após o senador Jaques Wagner (PT) ter anunciado, na última segunda-feira (7), que o governador Rui Costa não concorreria às eleições do Senado e cumpriria o seu mandato até dezembro, o fato contrariou tanto o gestor estadual, como Leão.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (9), Leão admitiu que um dos caminhos estudados pela sigla seria o lançamento de candidatura própria do PP. A outra alternativa seria o apoio ao ex-prefeito ACM Neto, pré-candidato ao governo pelo União Brasil, com Leão saindo candidato a senador, ou uma recomposição com o PT após conversas previstas com o ex-presidente Lula, Rui Costa e Wagner.
Chapa governista
As reviravoltas na montagem da chapa à sucessão estadual têm desagradado deputados governistas, petistas e aliados. Na última segunda, na entrega de ambulâncias por parte do Governo da Bahia, em Salvador, prefeitos presentes admitiram a possibilidade de debandar para ACM Neto (DEM), caso a indefinição seja prolongada. Um grande passo para o movimento ocorrer pode ser o eventual rompimento de Leão com o PT. Jornal da Chapada com informações de Política Livre.
Leia também