Os moradores da zona rural e da sede do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, foram contemplados com atendimentos da ‘expedição médicos S/A’ na última quarta-feira (16), no Mercado Cultural. A proposta da expedição é com foco na saúde física e mental dos médicos.
Cerca de 40 profissionais entre médicos e organizadores levaram atendimentos de diversas especialidades aos pacientes. Estes atendimentos fazem parte da etapa final da expedição. Dentre as especialidades estão pediatria, neurocirurgia, dermatologia, psicologia, clínico geral, ginecologia, obstetrícia e outros. Antes, os pacientes passaram por uma triagem e aferição de pressão e glicemia.
A primeira edição da expedição, planejada para a região chapadeira, foi programada para ocorrer ainda em 2020, mas precisou ser adiada em razão da pandemia de covid-19. Ao longo de quatro dias, os integrantes então percorreram o Vale do Pati, em um percurso de 60 km de vivência e superação.
A prefeita Vanessa Senna (PSD) afirmou que projetos que valorizem o bem-estar social sempre serão bem-vindos em Lençóis. “Somos muito gratos pelo carinho que estes profissionais dedicaram aos nossos pacientes. E continuamos em busca de projetos que melhorem ainda mais o serviço de saúde de Lençóis”, pontuou.
Projeto
O projeto tem o objetivo de promover uma experiência fora do consultório, estimulando o autoconhecimento, a autorreflexão e o desapego através da imersão intensa na natureza. De acordo com o médico Pedro, essa jornada exige do profissional muita disposição, disponibilidade e desprendimento: “A gente leva daqui muita experiência e muito aprendizado porque somos desafiados até o nosso limite”.
Jornal da Chapada