A última segunda-feira (4) foi mais um dia de festa para a população de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Isso porque a comunidade de Ipoeira, zona rural do município foi beneficiada com a entrega da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães (ACM), que foi totalmente reconstruída pela gestão municipal. O novo prédio da escola recebeu investimento de R$320 mil reais da prefeitura.
O prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), acompanhado do vice-prefeito David dos Anjos (PL), secretários municipais, a exemplo de Nogma Britto (Educação) e João Rodrigues (Saúde), participaram do ato de reinauguração ao lado dos vereadores Evanilton Oliveira de Souza (Peba), o mais votado na comunidade, e de Luciano Santana, o segundo mais votado pela população do povoado.
A nova Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães tem um corpo docente formado por Katiusy Brandão (diretora), Cleide Fausto (professora) e Márcia Gomes (coordenadora), todas auxiliadas por Carmelita Oliveira (zeladora), Zenaide Gomes (merendeira), Tácila Gomes (cuidadora), Jacson Gomes e Anatalício Mendes (administrativo).
São duas salas de aula climatizadas, sala de diretoria, parque infantil, dois complexos sanitários (masculino e feminino), lavanderia, refeitório e vai atender 14 estudantes da educação infantil, 14 dos anos iniciais (1º ao 5º ano), além de 22 estudantes entre jovens, adultos e idosos que se enquadram no programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Para agradecer a obra, tão importante para a comunidade, moradores de Ipoeira fizeram uso da palavra, especialmente, os vereadores que ela representa na Câmara Municipal. O vereador Peba, por exemplo, avalizou a atuação do gestor Ricardo Mascarenhas, afirmando “que é o prefeito que melhor atua na área de educação”. Já o vereador Luciano Santana, começou seu discurso batendo continência para o prefeito Ricardo Mascarenhas e o parabenizou pela qualidade do espaço físico.
Durante a solenidade, houve também homenagem a vários moradores do povoado, que segundo informações, é o mais velho do município depois de Itaíba. Destaque para as homenagens a Dona Valdelice Santana, a primeira professora da localidade, e que tem hoje 99 anos.
Em seu discurso, o prefeito Ricardo Mascarenhas falou da escola, da qualidade da educação ofertada pelo município e conclamou o envolvimento da família como papel principal no desenvolvimento da educação básica. O político progressista ainda apresentou a nova secretária de Ação Social e Cidadania, Arlene Santana, que vai substituir o vice-prefeito David dos Anjos, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PL, e prometeu em 10 a 15 dias disponibilizar uma ambulância para a comunidade rural. Ricardo também manteve a promessa de construir uma praça na localidade, inclusive com aparelhos para atividade física.
Jornal da Chapada