O ciclista Zé Rocha, morador da cidade de Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina, registrou os corpos de uma jaguatirica e uma cobra jiboia na estrada da BA-148. As mortes foram identificadas por volta de 5h da manhã da quarta-feira (6),
Nos registros, ambos os animais aparentavam terem sido vítimas de atropelamentos. A equipe da Rádio Nova Rio de Contas FM se deslocou até a região, ainda pela manhã, mas não conseguiu encontrar o corpo de nenhum dos animais.
A jaguatirica, também conhecida como gato do mato, é um animal da família dos felinos, considerado o terceiro maior entre eles, ficando atrás apenas da onça pintada e do puma. Apesar de ter uma ampla distribuição no continente americano, o animal está na lista dos felinos ameaçados de extinção devido à ação antrópica.
Por outro lado, o nome científico do animal é ‘Leopardus pardalis’, resultante da combinação de duas palavras de origem grega: Leopardus, que traduzido significa ‘leopardo’, e é uma composição das palavras: ‘leão’ e ‘pantera’, e ‘pardus’, que traduzido significa: pantera, e é descrita como um felino malhado e de grande porte.
Já a jiboia é uma serpente do grupo das constritoras, que se destaca pelo seu grande porte, comportamento noturno e por ser a segunda maior espécie de serpente do Brasil. Jornal da Chapada com informações da Rádio Nova Rio de Contas FM.