O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, por meio de redes sociais na última quarta-feira (6), redução de cerca de 20% da conta de luz. Segundo o chefe do Executivo, a conta de luz de todos os brasileiros virá com a bandeira verde a partir do próximo dia 16 de abril.
Inicialmente, a bandeira da escassez hídrica nas contas de luz só seria encerrada em maio. “Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, disse o presidente.
A bandeira de escassez hídrica foi criada por causa da contratação emergencial de energia térmica no último ano, quando os reservatórios das hidrelétricas estavam baixos pela falta de chuva.
Por regra, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é quem define quais serão as bandeiras tarifárias a cada mês. As bandeiras tarifárias normalmente são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e seguem a lógica da previsão de chuvas e o nível dos reservatórios. Essas bandeiras são verde, amarela e vermelha em dois patamares. Jornal da Chapada com informações de O Tempo.
– Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 6, 2022