Lançado recentemente, o documentário ‘O Rap em Seabra’, disponível no YouTube, Canal ‘Moondark inc’ apresenta o cenário do movimento Hip Hop em Seabra, na Chapada Diamantina. O audiovisual aborda com foco na esfera musical as experiências, as dificuldades, o consumo cultural e o processo de consolidação do gênero e seus artistas.
O documentário tem a produção de artistas locais e nasce da perspectiva de registro do crescimento do movimento e de fomentar o debate acerca da produção musical local, como explica John Belik, diretor da obra e rapper: “O doc traz a público a visão de alguns rappers da cidade a respeito do movimento Hip Hop local, visando levar ao espectador um panorama geral do que foi e do que poderá ser essa experiência, ressaltando as dificuldades enfrentadas durante o seu processo de consolidação e os frutos gerados a partir dela”, afirma.
O movimento Hip Hop de Seabra, que começou com batalhas de rima em praças públicas no ano de 2018, agora desponta também com vários artistas dando passos mais amplos, seguindo o caminho da produção musical, lançamento de EP’s e singles nas diversas plataformas de música. Abordar a valorização do gênero também é um dos focos do documentário produzido por Jônatas Neves (John Belik), Eric Santos (The Black), Tiago Melo (Aracni) e João Ernandes.
O projeto tem como apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB), via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal. Com informações de assessoria.