Atriz revelação do Vale do Capão, a aramista e performer Ninha Almeida está realizando a reestreia do seu espetáculo ‘O Salto’ na região chapadeira. A apresentação conta com classificação livre para todos os públicos e tem cerca de 34 minutos.
O espetáculo conta com direção de Lucas Mariani e contou com apresentação no Vale do Capão no último sábado (16). Outras apresentações irão ainda ocorrer nos municípios de Souto Soares, nos dias 7 e 28 de maio, e em Mucugê, nos dias 3 e 4 de junho.
O espetáculo ‘O Salto’ é uma encenação autobiográfica livremente inspirada no Vale do Capão, cenário da infância e criação de Ninha, despertando memórias suas de uma vida simples e rural.
A peça usa elementos de outras artes para as composições cênicas, estabelecendo interação com a música, o teatro, a dança, tendo como técnica circense principal o equilíbrio em arame. Temáticas como empoderamento feminino e a questão dos resíduos (lixo) são abordadas, o que a torna temporal.
Ninha Almeida foi formada e educada na grande família circense capoense e o espetáculo foi criado após a artista ter passado por uma especialização na Escola de circo L’Academie Fratelinni, em Paris, França, financiada pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA).
Triplamente premiado no ano passado no ‘Prêmio Quali Cult’ (2021), ‘FUNARTE – Estímulo ao Circo’ (2021) e ‘Festival de Teatro Solos da Bahia’ (2021), o espetáculo-solo também trouxe para Ninha Almeida a indicação ao prêmio ‘Revelação Braskem de Teatro’, em 2022, que reconhece os principais nomes do teatro baiano.
Segunda temporada
Além das muitas surpresas que Ninha Almeida e Lucas Mariani estão realizando nessa reestreia, há a presença de uma nova trilha sonora composta por Ari Vinícius, músico residente no Vale do Capão e diretor musical do espetáculo. Além disso, conta com participações especiais dos músicos Rowney Scott, Ivan Sacerdote, Cassio Nobre, Rodrigo Sestrem, Estevam Dantas, Arian Pinho, Maurício Sprovieri, Tiago Gusmão e Thiago Riedel.
Jornal da Chapada