A Escola de Formação em Pedagogia Griô, criada em Lençóis, na Chapada Diamantina, lançará, na noite desta terça-feira (10), o projeto ‘Pedagogia Griô: E-Books e Contação de Histórias’, por meio de live, às 19h30 no canal do YouTube do projeto.
Com mediação da educadora e coordenadora da escola, Lilian Pacheco, a live será aberta com uma palestra sobre o edital Transformando Energia em Cultura 2021 e os objetivos sustentáveis da Neoenergia, pela coordenadora de projetos da Neoenergia, Liana Cunha.
Na sequência, bençãos, cantorias e louvação Griô, pelas educadoras griôs, contadoras de histórias, escritoras, ilustradoras e produtoras culturais, Priscila Martins, Vânia Machado, Nancy Teixeira, e pelo educador, griô aprendiz iniciado na África do Oeste e nas tradições orais do Brasil, Márcio Caires.
Haverá ainda apresentação das ações do projeto e da bolsa de incentivo Griô e o lançamento de duas novas histórias em formato de e-book. Mais cinco livros de autoras baianas serão disponibilizados para as escolas parceiras e público em geral.
O projeto oferece oficinas de literatura e contação de histórias gratuitas para 30 educadores mediadores de leitura de escolas públicas da Bahia, que receberão bolsas de incentivo para multiplicar o conhecimento adquirido para crianças de comunidades periféricas, rurais e tradicionais, articulados em rede com mestras e mestres Griôs. Jornal da Chapada com informações de assessoria.