O prefeito de Piatã, Marcos Paulo (PDT), se reuniu com algumas lideranças, entre elas diretores e técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e conseguiu regularizar a definitiva atuação da mineradora ‘Brazil Iron’, que retoma suas atividades no município chapadeiro a partir desta quarta-feira (18).
Dentre outras lideranças estavam a secretária municipal de Meio Ambiente, Sirya Alves, a fiscal do Meio Ambiente do município, Carolina Rosa, representantes da mineradora, a secretária do Meio Ambiente da Bahia, Márcia Telles, e os deputados Diego Coronel e Roberto Carlos.
“A resolução dos problemas só foi possível, depois de dias de conversas e dedicação de todos os envolvidos. Nossa gestão tem o objetivo de fazer o melhor para o povo do nosso município e isso só será possível se pudermos equilibrar o desenvolvimento, a criação de emprego e renda, com a preservação ambiental, um compromisso que faço questão de reiterar”, disse o gestor, por meio das redes sociais.
“Saímos muito otimistas, pois a solução deste dilema, representa mais emprego e renda aos piatãenses”, complementou o deputado Roberto Carlos.
Interdição temporária
O Inema havia aplicado penalidade de interdição temporária à mineradora pois, conforme o órgão, a empresa descumpriu as portarias ao explorar a poligonal definida, implantar e executar atividades para além do que foi autorizado, por realizar supressão e soterramento de vegetação nativa com material estéreo nas estradas vicinais do empreendimento, efetuar supressão e soterramento de vegetação nativa em área de preservação permanente, assim como por não responder notificações do órgão.
Jornal da Chapada