Em sua nona edição, o Desafio Mucugê Free Force de Mountain Bike (MTB) vai contar com três dias de prova entre 9 e 11 de setembro e reforçará a consolidação de ser um dos principais eventos ciclísticos do Brasil. O desafio ocorrerá entre os municípios chapadeiros de Mucugê e Ibicoara, tendo as trilhas da Serra do Sincorá como cenário principal.
Durante os três dias de prova, os participantes serão contemplados com uma vasta programação de serviços com lavagem gratuita de bikes patrocinada pela Solifes, desafio Kids, apresentações culturais e musicais, stands com mostras de artes e produtos da agricultura familiar da Chapada Diamantina, serviços mecânicos, serviços de fisioterapia, recuperação muscular e outros.
O Desafio Mucugê de MTB terá a largada na Fazenda Sol do Paraguaçu, produtora do premiado Café Mucugê, e compreende três desafiantes percursos pelas mais variadas trilhas da Serra do Sincorá. A prova principal será dividida em dois dias com o percurso Ultra Pro com 160km. Há ainda o percurso Sport com 60km e as novidades do percurso Tour com 30km, para ciclistas iniciantes que querem pedalar em Mucugê, e a Race Kids para crianças. O desafio é válido pelos rankings nacional e estadual de MTB XCM.
A previsão é que cerca de 4,5 mil pessoas viagem à Mucugê nos dias da prova movimentando a economia local, através do turismo, em aproximados R$3 milhões. “Isso comprova a importância da prova para nossa cidade e região. Esse aporte financeiro na economia local acontece como fruto dos valores pagos nas hospedagens, passeios turísticos, alimentação, postos de combustíveis, compra de souvenirs, entre outros serviços e produtos”, explica a secretária de Educação e Esportes de Mucugê, Rosana Chagas.
Jornal da Chapada