O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Campus XXIII, no município chapadeiro de Seabra, vai receber, entre os dias 1º e 2 de setembro, a Pré-Jornada de Agroecologia e a quarta edição da Feira Agroecológica da região chapadeira.
As atividades irão receber diversos atuantes da agricultura familiar, da agroecologia, militantes pela soberania alimentar e população da região e do Estado. Todas estas atividades estão sendo organizadas pela Rede Chapada Agroecológica e pela Teia dos Povos.
O acesso aos eventos é aberto ao público em geral, mas para obter a certificação é necessária a realização de inscrição por meio do Sistema de Gerenciamento de Eventos da Uneb (SGE). A Pré-Jornada, que este ano tem como tema ‘Educação’, contará com diversas rodas de conversa, palestras e oficinas, que objetivam discutir a educação do campo e temas voltados para as questões socioambientais e socioculturais.
Destacam-se a roda de conversa ‘A Experiência do Turismo de Base comunitária no assentamento ‘Rosely Nunes’”, com a participação de representantes do assentamento e do Parque Nacional da Chapada Diamantina, além da turismóloga Sirlene Rosa, e, ‘Sementes crioulas: Tradição e resistência’ que acontecerá no ‘Território Indígena – TI Tapuya’, em Seabra.
Destaca-se também a roda de conversa sobre Agroecologia e Feminismo que será mediada pela Kriscia Santos Argolo e o Coletivo de Mulheres Mãe Marieta de Iraquara e a palestra ‘A convenção 169 da OIT e as comunidades e povos tradicionais’ que conta com a participação do Promotor Ambiental de Lençóis Alan Cedraz e do Antropólogo Cláudio Dourado.
Além dessas atividades, a programação conta com lançamentos de livros, mostra de curtas produzidos região, além de música, poesia e outras atividades culturais e artísticas.
De acordo com uma das organizadoras do evento, Ana Carolina Delfino, a programação foi pensada levando em consideração a necessidade de fomentar a agroecologia como prática sustentável, solidária e de importância no contexto do direito humano para a alimentação adequada.
Feira Agroecológica da Chapada
Integrada à Pré-Jornada, também vai ocorrer nesses dias a edição da Feira Agroecológica da Chapada. A feira é um espaço de encontro e comercialização dos produtos de base agroecológica produzidas pelas comunidades rurais do Território de Identidade da Chapada Diamantina.
Na feira, além dos produtos da agricultura, também são comercializados artesanatos diversos, produtos das agroindústrias comunitárias, como rapadura, açúcar mascavo, melaço e cachaça, além de biscoitos, mel e óleos de dendê, babaçu e licuri, e tantos outros produtos.
Acampamento
Durante os dias de evento também será possível acampar nas dependências do Campus da Uneb. Para isso, os interessados deverão trazer suas barracas, colchonete, lençol, cobertor e etc, bem como kit militante (prato, talher, caneca…), kit higiênico (creme dental, sabonete, shampoo…) e a carteira ou certificado de vacinação.
Rifa
Para ajudar nos custos da Pré-Jornada, a organização do evento está promovendo uma rifa. Os interessados na compra dos bilhetes poderão entrar em contato com os organizadores através do Instagram @feiraagroecologicadachapada. Todos os prêmios foram doados pelos feirantes.
O sorteado ganhará uma cesta recheadas de produtos de base agroecológica, um exemplar do Livro ‘Sertões contemporâneas’ da escritora e professora da Uneb Gislene Moreira, uma pizza, da Pizzaria Mamamia de Piatã e uma caixa de biscoitos sortidos decorados com flores naturais.
Jornal da Chapada