O aviso de licitação para obra de pavimentação asfáltica do acesso ao atrativo natural do Poço Azul, no município chapadeiro de Nova Redenção, foi publicado nesta terça-feira (6) no Diário Oficial do Estado (DOE). Essa estrada faz a ligação do ponto turístico com o entroncamento da BA-851 e é uma das demandas atendidas pelo governo Rui Costa (PT).
Esse serviço será realizado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em uma extensão de cerca de 8,5km. Na licitação, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, que é a próxima etapa, está prevista para ocorrer até 11 de outubro.
Procurada, a prefeita Guilma Soares (PT) diz que a obra é mais uma ação de sua gestão junto ao governo estadual para melhorar os acessos a atrativos naturais da Chapada Diamantina. “Temos que agradecer ao governo do Estado, por meio do governador Rui Costa, no cumprimento da promessa feita em Andaraí, durante reunião com prefeitos da região”, enfatiza a gestora petista.
A administradora ainda ponta que a obra vai alavancar a economia local e ampliar o acesso ao turismo. Para quem ainda não foi, o Poço Azul é formado por duas cavernas e por um lago de águas tão cristalinas que é possível ver as formações rochosas no fundo. Tem 16 metros de profundidade, 80 metros de extensão e águas azuis turquesas. Aos visitantes, é possível entrar no poço e flutuar somente em alguns trechos, sempre acompanhados dos equipamentos de segurança.
Entre os meses de fevereiro e outubro, há uma maior incidência de raios do sol, proporcionando maior luminosidade ao poço e sua água azul. “É um dos locais mais lindos da Chapada Diamantina. Com a construção da estrada é possível que a gente volte mais vezes para visitar a região”, aponta a jornalista Marcele Martorelli.
Jornal da Chapada
Leia também
#Chapada: Pesquisa reforça importância da preservação digital dos achados fósseis do Poço Azul
#Chapada: Vídeo exibe cenário paradisíaco do Poço Azul em Nova Redenção; confira aqui