A Chapada Diamantina é um epicentro de aventuras. Se você procura um fim de ano memorável, este é o destino ideal para viver experiências de tirar o fôlego. Rios, morros, serras, vales, cavernas e muitas outras maravilhas naturais te esperam na região chapadeira.
Por possuir uma topografia acidentada, a Chapada oferece uma grande diversidade de trilhas, desde opções intensas que demandam muito esforço físico e a presença de um guia, até alternativas mais tranquilas para todas as idades, como a trilha do Rio Mucugezinho, que dá acesso ao poço do diabo.
Para quem curte esportes radicais, a Chapada oferece uma variedade extensa. As quedas d’águas e cachoeiras servem de palco para a prática de rapel, por exemplo. É possível praticar escalada, trekking, mountain bike, entre outras modalidades. Na Fazenda da Pratinha, em Iraquara, os visitantes podem descer uma tirolesa com uma linda vista.
No entanto, isso não quer dizer que não haja possibilidades àqueles que preferem uma viagem mais calma para recompor as energias. A região chapadeira fornece inúmeras atrações culturais, principalmente para quem tem interesse na gastronomia. Quitutes feitos com jaca, banana e outras frutas, a tradicional pizza na vila do Vale do Capão, são de dar água na boca.
Para quem tem interesse em locais históricos, Lençóis é um ótimo destino, com uma agenda cultural sempre diversa. O cemitério bizantino do município de Mucugê também pode despertar o interesse, ou talvez a casa de pedras em Andaraí. Não perca a oportunidade de se aventurar na Chapada Diamantina!
Jornal da Chapada
Confira fotos da região: