O futuro governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) foi o primeiro do partido a escolher mulheres para pastas como Saúde e Educação, ambas com maior orçamento. Nesta segunda-feira (19), após anúncio de 11 nomes para compor o novo secretariado, Jerônimo foi comparado a seus antecessores Jaques Wagner e Rui Costa mesmo antes de tomar posse.
Conforme publicado pelo portal ‘Muita Informação!’ essa é a primeira vez em 16 anos de governos petistas na Bahia que mulheres vão comandar secretarias com os maiores orçamentos: Roberta Santana, a da Saúde, e Adélia Pinheiro, a da Educação.
“Apesar do discurso recorrente de valorização das mulheres, até hoje o PT expressava esse reconhecimento em espaços menores do ponto de vista orçamentário e de alcance. Não que mulheres não tenham assumido secretarias nos governo de Wagner e Rui. Mas todas as pastas tinham um orçamento dentro da transversalidade, como Mulheres e Promoção da Igualdade Racial”, escreveu o portal.
Nesta quarta-feira (21), Jerônimo deve anunciar outros nomes de futuros secretários do governo que começa em 1º de janeiro. A expectativa é que o governador diplomado nomeei ainda mais mulheres para compor o quadro de secretários de estado. Jornal da Chapada com informações do portal Muita Informação.