O prefeito do município chapadeiro de Souto Soares, André Sampaio (PT), publicou nas redes sociais na segunda-feira (16) um vídeo reforçando a importância do recenseamento do IBGE, que encerrará suas atividades na cidade nesta sexta-feira (20). Na gravação, o gestor afirma que se os moradores não forem entrevistados, os recursos municipais podem ser prejudicados, já que são proporcionais ao número de cidadãos.
De acordo com André, ainda faltam 900 pessoas a serem entrevistadas para que o município não caia no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que deve ser 1.2, para 1.0. O prefeito ainda indica que aqueles que não foram entrevistados procurem um agente comunitário de saúde para solicitar a entrevista.
O caso é parecido com o município de Utinga, também na Chapada, onde os dados populacionais se aproximaram da faixa seguinte, mas se ainda existirem moradores que não foram entrevistados, é possível que o número final não seja devidamente atualizado e a população seja prejudicada.
O recenseamento também pode ser solicitado pelo Disque-Censo 137, que já funciona em toda a Bahia. Caso o atendente confirme que ninguém no domicílio respondeu ao Censo, o IBGE entrará em contato para agendar o recenseamento presencial.
Jornal da Chapada