Com uma forte vocação para o turismo, Iraquara se destaca por suas cavernas, sendo conhecida como ‘cidade das grutas’, surpreendentes atrativos da região. Elas são de diferentes tipos e tamanhos, e proporcionam experiências diferenciadas, seja embaixo da terra ou da água. Iraquara também possui o maior acervo espeleólogico da América do Sul, ou seja, a maior concentração de cavernas do continente.
Considerada a terceira maior do país, a Gruta da Lapa Doce, por exemplo, tem 17 quilômetros mapeados, dos quais 850 metros são abertos ao público. Esse espaço, repleto de amplos cômodos, apresenta uma infinidade de estalactites, estalagmites, cortinas e outras belas formações geológicas. O caminho até a Lapa Doce é fácil e bonito, marcado pela vegetação da Caatinga, onde o umbu e outras frutas típicas decoram a paisagem e atraem os mocós, espécie de esquilo nativa da região.
O ponto turístico é um dos mais visitados da Chapada Diamantina. A entrada da gruta é através de uma parede de rochas calcárias e a descida ao seu interior é de 70 metros. O passeio dura uma hora e 30 minutos, e um dos destaques é que o guia desliga a lanterna para que os visitantes possam vivenciar o silêncio e a escuridão por alguns minutos. Uma experiência única que vale a pena conferir.
Jornal da Chapada