Foram nove dias de programação em homenagem ao padroeiro dos garimpeiros em Lençóis, na Chapada Diamantina. Com organização da prefeitura em parceria com Sociedade União dos Mineiros e a Paróquia, os eventos reuniram fiéis, turistas e moradores da região. A prefeita Vanessa Senna (PSD) fez um relato emocionante sobre a festa deste ano, que entrou para a história por ter sido registrado como Patrimônio Imaterial da Bahia.
“Aproveito o momento para pedir ao Bom Jesus que proteja e guie a nossa cidade, que me ajude como prefeita a semear a paz e a prosperidade do povo da nossa terra. A governar para o bem de Lençóis”, escreve a prefeita Vanessa em publicação nas redes sociais. “Fechamos com chave de ouro. Nossa festa é uma manifestação da fé, das tradições culturais e da memória garimpeira, sendo realizada desde 1852 em nossa comunidade”, complementa.
A gestora também narra que são 171 anos de celebração e que “é incrível como essa festa toca o coração de cada lençoens. Nos arrepiamos de emoção ao ver nossas baianas lavando as escadarias, ao ouvir a philarmonica tocar, a cada noite, o hino dos garimpeiros e o hino do Senhor dos Passos ao balançar as bandeirinhas na alvorada dos garimpeiros e ao ver Senhor dos Passos cruzar aquela ponte e atravessar a nossa cidade. Pra gente, é como uma renovação. Depois disso, o ano já pode começar!”.
Decreto do governador Jerônimo Rodrigues (PT) tornou a festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos Patrimônio Imaterial da Bahia. Essa informação também foi destacada pela prefeita Vanessa em sua publicação. “Esse reconhecimento é mais uma prova do grande valor das nossas tradições e a certeza que devemos, como comunidade, nos manter unidos na fé e com a missão de preservar nossa cultura”.
Vanessa acompanhou os eventos religiosos e culturais com familiares, amigos e apoiadores. Ela recebeu, por exemplo, a visita da deputada estadual Ivana Bastos durante a procissão (veja aqui). “Ratifico meu compromisso, diante da imagem de Senhor dos Passos, de continuar ajudando a construir um novo tempo, sem esquecer nossas tradições”.
A prefeita finaliza sua publicação com agradecimentos à Sociedade União dos Mineiros, a Paróquia na pessoa do padre Vagner, a Phylarmonica, aos reinados, às baianas, ao pessoal da Capoeira, à marujada e a toda equipe da prefeitura municipal que “trabalhou de forma incansável” para realização da festa. A programação de shows deste ano, entre os dias 28 e 31 de janeiro, teve nomes como Xanddy do Harmonia, Igor Kannário, Devinho Novaes, Thiago Aquino, La Fúria e Vitor Fernandes
Jornal da Chapada