A agora conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), Aline Peixoto, foi eleita ouvidora-geral durante a sessão realizada na manhã desta sexta-feira (10) que deu posse a Francisco de Souza Andrade Netto e Fernando Vita para a presidência e vice-presidência, respectivamente, do pleno.
Estiveram presentes na cerimônia o governador Jerônimo Rodrigues (PT); o prefeito Bruno Reis (UB); o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD); o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PTB); entre outras lideranças políticas.
A posse ocorre em uma data que marca o aniversário de 52 anos de fundação do TCM, que foi constituído por iniciativa do então governador da Bahia, Luiz Viana Filho, em 1971.
Durante a cerimônia, além dos integrantes da Mesa Diretora, foram empossados – para um novo mandado para os quais foram reeleitos – o presidente da 1ª Câmara, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, o presidente da 2ª Câmara, conselheiro Mário Negromonte; e o presidente da Escola de Contas, conselheiro Nelson Pellegrino.
O conselheiro Francisco Netto, eleito para dirigir o TCM no biênio 2023 a 2025, já dirigiu a corte em outros períodos, por mais de 10 anos. Redação do Política Livre.