Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Primeira marca de produtos de origem animal de Itaberaba é certificada e poderá circular na região chapadeira

Ovos caipiras de produtor da zona rural de Itaberaba serão vendidos na região | FOTO: Montagem do JC/Cast Publicidade |

A primeira marca de produtos de origem animal do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, foi certificada pelo Serviço de Inspeção Sanitária (SIM) e poderá ser comercializada em municípios da região. Esse primeiro certificado foi concedido ao produtor de ovos caipira André Luis Fraga, do povoado de Volta do Rio, que tem produção de 1,2 mil ovos por dia. A entrega da certificação ocorreu na última terça-feira (4) no auditório do Centro Integrado Administrativo (CIA).

Técnicos, produtores rurais e representantes do Consórcio Chapada Forte foram reunidos pela Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Itaberaba para o ato de entrega da certificação sanitária feita pelo vice-prefeito David dos Anjos (PL) e pelo secretário municipal de Agricultura, Fabrício Martinez. O produtor rural já pode escoar o comércio dos ovos por todas as 28 cidades que fazem parte do consórcio regional, que reúne municípios da Chapada Diamantina para promover o desenvolvimento econômico-social dos consorciados.

Técnicos rurais e produtores se reúnem para entrega da primeira certificação do SIM em Itaberaba | FOTO: Divulgação |

“Nós aderimos ao Consórcio Chapada Forte para que o nosso Serviço Municipal de Inspeção tivesse legalidade territorial. A Secretaria de Agricultura desempenha um papel de orientar os produtores sobre os procedimentos corretos durante o processo de fabricação”, afirma Fabrício Martinez. A expectativa do titular da pasta e do consórcio é que mais produtores de Itaberaba e de outros municípios possam se adequar aos critérios higiênicos sanitários e expandir o comércio de produtos de origem animal para outras regiões.

Segundo Fabrício Martinez, a intenção é incentivar os produtores rurais e aquecer a economia local. A médica veterinária e coordenadora do SIM, Amanda Santos explicou que na inspeção os técnicos avaliam a estrutura do ambiente onde os produtos são manipulados. Também analisam os utensílios utilizados pelos produtores e depois de aprovado o certificado é concedido ao produtor. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas