O primeiro dia da Feira ‘Saúde Mais Perto’, realizada na cidade de Filadélfia, na Chapada Norte, atraiu mais de três mil pessoas em busca de serviços de saúde e cidadania. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado em conjunto com as Voluntárias Sociais, o evento acontece em uma estrutura montada na Praça Luís Eduardo Magalhães, no centro da cidade, ao lado do CRAS.
Neste primeiro dia, a procura foi maior pelos exames de imagem como ultrassonografia e raio X. No local, ainda é possível realizar exames de eletrocardiograma, laboratoriais, além de consultas com oftalmologista, triagem para cirurgias de catarata e encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram cirurgia de catarata.
Coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes explica que também estão disponíveis para a população consultas odontológicas, preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, imunização e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.
“Iniciamos hoje os atendimentos em Filadélfia e a procura tem superado todas as expectativas. Além dos atendimentos habituais, também realizamos o encaminhamento para a realização de procedimentos mais complexos como cirurgias eletivas de hérnia, histerectomia e colecistectomia, além de cirurgia de catarata”, explica Edvaldo.
Um posto de multivacinação foi montado na Feira para atender a população de Filadélfia, onde estão sendo aplicados diversos tipos de imunizantes, incluindo a vacina contra a covid-19.
Para participar
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência. No caso de exames de ultrassonografia, é preciso apresentar a requisição médica.